.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Os índios da tribo tupi-guarani (depois chamados de tapes e Caingangues), foram os primeiros personagens da história deste município. Localizado no Alto Uruguai surgia Catuípe. Deduz-se que por esse motivo, foi dado o nome de origem indígena ao município, que significa “águas claras e boas, lugar bom para morar”. Outra fonte diz que, é um arroio afluente do rio Ijuí, significando “rio bonito”.

Catuípe, em tupi-guarani, significa lugar de água boa (Catu = bom; I = água, rio; Pe= locativo ou lugar de) Na verdade os índios missioneiros denominavam esta região de Catupe, lugar bom para viver ou morar. Posteriormente, não se sabe exatamente quando foi acrescido o “i”, provavelmente pelo fato de existirem dois pequenos rios, fontes com águas límpidas, boas e saudáveis.

Os negros serviram de trabalho escravo por um longo tempo do século XIX. Por isso a história deste município também está ligada ao tropeirismo, foi com eles que o lugar tornou-se conhecido, trazendo visitantes de Sorocaba, Itapetinga (São Paulo) e outros lugares do país.

Ao longo dos anos esse percurso foi de muitas estórias e histórias, que com o passar do tempo deram fruto aos povoados, cidades que entrelaçaram suas famílias de um lugar para o outro. Com a chegada do trem ao Rincão da Natureza inicia-se um novo marco histórico, a colonização.

Para construir suas casas e lavouras, os colonos tiveram que abrir, primeiramente, picadas e clareiras na mata e só assim se estabelecerem. Até 1960 o trem foi o maior meio de transporte de Catuípe. O início do povoamento da sede deu-se em 1915. O novo povoado começou às margens do Riacho Rio Branco, sendo que as terras, anteriormente pertenciam aos espanhóis.

Gentílico: catuipano

 

Mapa da Cidade: Arquivo PDF

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Catuípe - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.