A Secretaria Municipal de Educação de Catuípe (SMEC) aplicou nas últimas semanas nas escolas municipais a Provinha Brasil aos alunos que estão matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de cada unidade de ensino.Para Magali Franco Valente, secretária de Educação e Laura Smaniotto Marasca, coordenadora pedagógica da SMEC, responsáveis pela aplicação das provas, foi constatado um bom desempenho dos alunos e isso se deve ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. “Verificamos durante a avaliação dos alunos, que os mesmos tiverem um desempenho satisfatório e isso só foi possível através do Pacto, o qual proporcionou aos nossos docentes falarem a mesma linguagem, resultando numa aprendizagem uniforme e de qualidade em todos os educandários”, disse Magali.Segundo Laura, a iniciativa possibilita aos gestores e professores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos em todas as escolas municipais. “Em torno de 50 crianças da rede pública municipal realizaram as provas”, destacou.A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A realização em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
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O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.