CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E TURSIMO DE CATUÍPE ESTEVE REUNIDO
Na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, dia Nacional da Cultura, aconteceu nas dependências da SMEC reunião com os integrantes do (CMCT) Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Catuípe. Na pauta da reunião foi debatido os seguintes assuntos: Dia Nacional da Cultura que é celebrado neste dia 5 de novembro; avaliação da Feira do Livro; apresentação de um breve histórico do dia da cultura; apresentação do edital nº 03/2023 – chamada pública de coinvestimento – eventos culturais populares – orientações para a prestação de contas; apresentação dos certificados do Ministro de Estado do Turismo e da Secretária Nacional de Política de Turismo, sobre o Programa de Regionalização do Turismo; avaliação das atividades culturais realizadas no município e apresentação dos avanços culturais no município de Catuípe nos últimos anos.
Fazem parte do CMCT de Catuípe representantes da Administração Municipal de Catuípe, das Secretarias da Administração e de Educação, representantes das Artes cênicas, visuais, música, literatura ou artesanato, representantes dos meios de comunicação e da Associação Cultural, e tem com presidente Robespierre Ferrazza.
5 DE NOVEMBRO DIANACIONAL DA CULTURA –
Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira
O dia 5 de novembro foi escolhido para comemorar e conhecer um pouco mais da nossa cultura. O “Dia Nacional da Cultura”, em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador Bahia, em 5 de novembro de1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Esta data tem a missão de ressaltar e celebrar a contribuição indígena, africana e europeia à cultura brasileira, assim como os avanços científicos que ajudaram a desenvolver o Brasil.
Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, as músicas, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.
Cultura é o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente.
Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir. A cultura é viva, flexível e plural.
CATUÍPE “Terra das Águas Minerais”, situada ao Noroeste do Estado do RS, possui uma área de 583,258 quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente 9 mil habitantes. Os habitantes se chamam catuipanos. Foi emancipada em 16 de outubro de 1961.
De origem tupi-guarani, o nome indica lugar de água boa, doce, águas claras.
Catuípe faz parte dos municípios da AMUPLAM – Associação dos Municípios do Planalto Médio e da Região Turística Rota das Águas, Culturas e Sabores.
Somos frutos dos imigrantes das chamadas “Colônias Velhas”. Os descendentes de italianos, alemães, poloneses, afrodescendentes e indígenas construíram o perfil da comunidade.
Em nossa cidade também temos uma rica e vasta cultura presente em nossa história, costumes, tradições, artesanato, gastronomia, comidas, festas, artistas e escritores, quilombolas, músicas, comunicadores, influencer digital, manifestações religiosas, culturais rurais e urbanas.
Catuípe destaca-se com a realização de eventos de importância Regional: FEICAT, Desfile e Festa de Natal, Rodeio, Festa nas Comunidades, Festival de Dança, Campeonatos Municipais.
Entre os principais atrativos turísticos do município destacam-se: Caminhódromo, Rua do Lazer, Feira do Produtor Rural, Cascatas, Comunidade Quilombola, Balneários, Estandes de Artesanato, Casa da Cultura Rio Branco Museu Catuípe, Igrejas, Sociedade Recreativa – Piscina, Clube Comercial Catuípe, Agroindústrias Familiares, Cristo Peregrino e Distrito Industrial Monte Alegre.
No setor Educacional temos seis Escolas Municipais e quatro Escolas Estaduais e uma Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural. Também temos rádios e jornais locais.
É um privilégio aqui morar! Venha conhecer Catuípe! Você será surpreendido com as belas paisagens, com as diversas atrações, além da hospitalidade e da gastronomia. Venha desfrutar da nossa maior riqueza, é um orgulho, onde podemos abrir a torneira e bebermos ao natural uma água mineral.
- Caminhódromo,
- Rua do Lazer,
- Casa de Cultura Rio Branco e Museu Claudionor Antônio Savariz, Biblioteca Municipal.
- Comunidade Quilombola Passo do Araçá,
- Distrito Industrial Monte Alegre.
- Cascatas,
- Cristo Peregrino,
- Feira do Produtor Rural,
- Agroindústrias Familiares,
- Igrejas,
- Estandes de Artesanato,
- Clube Comercial Catuípe,
- Sociedade Recreativa -Piscina.
Histórico-Culturais:
- Casa de Cultura Rio Branco e Museu Claudionor Antônio Savariz, Biblioteca Municipal.
- Feira do Livro
- Festival de Teatro
- Festas nas Comunidades
- Seminários
- Conferências
Realizações Técnicas e Científicas Contemporâneas ou Artísticas:
FEICAT
Feira do Produtor Rural
Feira de Ciências
Freira de Matemática
Projeto de Inclusão Digital
Festival de Dança
Alimentação:
Casa Italiana
Restaurante Ipiranga
Restaurante e Pizzaria Kero’s
Uni Lanches e Pizzaria
Top Lanches
Padaria e Confeitaria Don Victor
O Dia da Cultura e da Ciência é um feriado cívico que comemora a instauração da Constituição brasileira em 1988.
Esta data tem a missão de ressaltar e celebrar a contribuição indígena, africana e europeia à cultura brasileira, assim como os avanços científicos que ajudaram a desenvolver o Brasil.
Durante o feriado, escolas e museus promovem eventos sobre cultura e ciência.
Para comemorar este dia, os estudantes e professores se reúnem para discutir temas relacionados a diversidade cultural, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e inclusão social.
A intenção é explorar formas para melhorar o diálogo e a colaboração entre cidadãos de diferentes origens, contribuindo para o fortalecimento da democracia brasileira.
Além disso, esse dia serve para destacar a necessidade de mais incentivo e investimento na educação e na ciência no Brasil.
O governo e instituições privadas são incentivadas a investir na busca de novas tecnologias para melhorar a produtividade e o desenvolvimento econômico do país.
O Dia da Cultura e da Ciência também é observado como uma oportunidade para expressar gratidão aos cientistas que contribuíram para o progresso brasileiro.
Por isso, é importante lembrar que esse dia serve para celebrar o legado da cultura e da ciência que levou ao desenvolvimento de nosso belo país.
Catuípe