Estiveram reunidos no Gabinete da Prefeita Ivete a Coordenadora Regional da Saúde Sra. Tânia Gai Dallepiane juntamente com o Sr. Carlos Alberto Noll (Coordenador da Vigilância Sanitária da 17ª CRS), visando ações para o combate a dengue no municipio. Após a confirmação do primeiro caso de dengue na cidade. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (22), depois que exames comprovaram a contaminação de um paciente.
Ações ja haviam sido tomadas pela administração municipal para evitar a dengue já a partir do início da nova gestão, através de mutirão para limpeza de terrenos baldios e remoção de entulhos, porém não foram suficientes e foi confirmado pela 17ª Coordenadoria de Saúde o primeiro caso de dengue em Catuípe.
A dengue é uma doença febril aguda, de causa viral, que pode ter evolução benigna ou grave, quando se manifesta na forma hemorrágica. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que é menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas. O inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde.
Como não existe vacina, a melhor forma de se proteger é a prevenção, evitando o acúmulo de água parada em locais onde possam se desenvolver as larvas do mosquito transmissor, como pneus e vasos de plantas. Também é indicado o uso de repelente no corpo.
Pessoas que apresentarem febre com duração de até sete dias acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e manchas vermelhas na pele, devem procurar atendimento médico.
Todo o caso suspeito deve ser informado pelos serviços de saúde aos órgãos competentes, para que executem medidas de controle da transmissão de dengue.