Estudantes e comunidade do Município de Catuípe recebem o escritor Frederico Manica na 14ª Feira do Livro

Administração - Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016


Estudantes e comunidade do Município de Catuípe recebem  o escritor Frederico Manica na 14ª Feira do Livro (À pedido):- 14ª Feira do Livro de Catuípe (RS) -

Alunos da rede municipal e estadual de ensino do município de Catuípe (RS) recebem o escritor Frederico Manica, autor infantojuvenil, durante 14 ª Feira do Livro de Catuípe (RS), que acontece nos dias 25, 26 e 27  de outubro. Intensas atividades vão marcar a presença do escritor que é aguardado por cerca de 1500 estudantes desde a educação infantil até o ensino médio e, também, pelos professores que juntos, neste ano, trabalharam as obras do autor.

Na programação, estão previstas exposições destes trabalhos, sessão de autógrafos, palestras, roda de conversa, contação de histórias, participação de livreiros, premiação de concurso fotográfico e homenagens à Patronesse desta edição, Vanilde Valandro e à leitora da comunidade, Maria Vitoria Moro, além da comemoração aos 150 anos de nascimento de João Simões Lopes Neto, considerado um dos maiores autores regionalistas do Estado.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, Silvia Rejane Sfalcin " O objetivo do evento e o convite ao autor visam o incentivo à leitura, e para isto a presença e o contato com o escritor é um grande estímulo. O trabalho com suas obras foi um exercício fundamental. Oportunizar a formação de leitores e fazer entender e conhecer uma história é uma satisfação e uma magia que precisa ser cultivada.", enfatiza.

Para o   escritor Frederico Manica,  que manifestou seu reconhecimento a relevância dos municípios do interior é preciso dividir experiências e vivências, “Queridos Amigos de Catuípe! Atualmente resido numa metrópole. A nossa capital. Violenta, congestionada e cada vez mais sufocante, mesmo acreditando com o coração, com a alma e com a mente que as maiores riquezas, pessoais e individuais, da terra que nos dá alicerce e sustento e da vida que nos faz seguir em frente, vêm do Interior. Tantas e tantas vezes, preciosidades escondidas nos recônditos mais longínquos e menos acessíveis.. Meu ideal é tentar espalhar algumas sementinhas. De leitura, de reflexão, de busca de autoconhecimento. Meu projeto é que tudo isto seja inspirador, alegre e divertido. Meu sonho é compartilharmos uma existência próspera, fraterna e cativante, desde as pessoas mais próximas até as mais distantes. E a minha certeza é que se eu fizer novos amigos aí em Catuípe e região, independentemente do que aconteça, por tudo que eu acredito e faço, terá valido a pena. VAMOOOOOOOSSSS!.”.

A Edição da 14ª Feira do Livro de Catuípe (RS) acontece no Salão Comunitário da Paróquia Santo Antônio (Centro) e é  aberta ao público.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Catuípe e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte com o apoio das Escolas Municipais, Estaduais e do Programa AABB Comunidade e Conselho Municipal da Cultura, com o patrocínio do Banrisul e Prefeitura Municipal.

 

SOBRE O AUTOR E SUAS OBRAS:

 

Frederico Manica –  42 anos é natural de Juiz de Fora, MG, reside em Porto Alegre há 22 anos é autor da coleção infantojuvenil “As aventuras radicais da Turma da Florinda e da Florisbela”   composta de livros e audiolivros, voltados para o público de zero a 14 anos. Entre eles: “Florinda e Florisbela -Gêmeas  iguais  ou  diferentes?”,  “Tatan, vida  de  skatista” , “Popótamo  Chorão” e “Amigante - A amiga gigante”.

A coleção também traz uma série de narrativas de personagens coadjuvantes nas estórias e disponibiliza gratuitamente no site  WWW.florindaeflorisbela.com.br. A turma também está presente no facebook www.facebowwk.com/florindaeflorisbela.

As obras também estarão disponíveis para aquisição em Catuípe junto aos livreiros, durante a Feira.

Pais e educadores encontram, nestas obras, uma literatura divertida e que vai além da contação de histórias. É também um instrumento incentivador ao conhecimento. Faz respeitar e refletir sobre a nossa responsabilidade social e ambiental. Conforme o autor, a ideia é apoiar e dar suporte a ações que usem a literatura, mas que dialoguem com a realidade local e despertem o interesse pela leitura e pela escrita. “Estimula a criatividade e a capacidade de interpretação das crianças e adolescentes para um crescimento saudável de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, sustentável, e que vislumbre um futuro melhor para todos e para as gerações futuras”, explica Manica.

Atualmente, o escritor conduz a ação “Lê Brasil”, desenvolvendo parcerias com empresas, bibliotecas de instituições públicas e iniciativas na área de educação para formação de leitores, incentivando que as crianças e adolescentes escrevam cartas aos personagens e ao autor, que posteriormente são respondidas. As  instituições recebem a visita do escritor e desenvolvem juntos outras atividades pedagógicas. 

 A Programação completa da Feira do livro está no site da Prefeitura Municipal de Catuípe em http://www.catuipe.rs.gov.br/

  _____________________________

Por Luciana Vaz

Jornalista/Ass. de imprensa – 8272

51 32641377  e 30300912

51 81534501 (tim)

49 91744502 (vivo/whatsapp)

https://www.facebook.com/Lucianaurubici

Cinco Continentes Editora

 http://www.5continentes.com.br 

Prefeitura Municipal


Catuípe